Cavalgada dos amigos

Cavalgada dos amigos
Create your survey with SurveyMonkey

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Poesia no Beco celebra o Dia da Cultura Bonfinense.

Em homenagem ao Dia da Cultura Bonfinense, a Academia de Artes e Letras de Senhor do Bonfim (ACLASB) realiza no dia 5 de dezembro o evento Poesia no Beco, no Shopping Calçadão, antigo Beco do Bazar, a partir das 16h. A atividade é aberta ao público e reúne apresentações de diversas linguagens artísticas.



Mais do que garantir espaço para a literatura, o Poesia no Beco busca fomentar toda a produção artística da cidade, conforme a própria gênese da palavra “poesia”, decorrente do grego poíesis, que significa ação ou capacidade de produzir algo de forma criativa. Desse modo, o evento reúne na programação a dança, música, teatro, circo, encontros de memória e recitais, entre outros. O evento surge como uma ação isolada neste primeiro momento, mas pretende se tornar contínuo, entrando para o calendário cultural da cidade. “Este é um evento de extrema importância para a cultura bonfinense e seus artistas nas diversas áreas de produção. Se tivermos o apoio necessário do poder público municipal, dos órgãos estaduais e federais, dos empresários, dos artistas e do povo em geral, esse Poesia no Beco será o primeiro muitos outros”, defende o presidente da ACLASB, Edvan Cajuhy.



O nome do evento remete ao local onde será realizado, o antigo Beco do Bazar, reconhecido pelos bonfinenses como espaço de encontro, de conversas, uma arena para discussões sobre a política e cultura da cidade. Ainda que hoje seja chamado de Calçadão, muitos ainda preferem nomeá-lo como antigamente. Uma das atividades do evento, o Conversa na Namoradeira, busca justamente recordar as lembranças do local, a partir de diálogos com moradores antigos.



Bonfim em Cena

O Poesia no Beco recebe também o lançamento oficial da Mostra Bonfim em Cena, projeto que irá movimentar o Centro Cultural Ceciliano de Carvalho ao longo de seis meses, a partir de dezembro. A mostra irá realizar atividades quinzenais de teatro, dança, circo e música, direcionadas a todos os públicos e acessível a preços populares. A abertura está programada para o dia 28 de dezembro, com um concerto da Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses em homenagem aos compositores de filarmônica do Norte da Bahia, com destaque para Ceciliano de Carvalho, que dá nome ao centro de cultura.



Dia da Cultura Bonfinense

O Dia da Cultura Bonfinense é comemorado em memória à passagem de Rui Barbosa a Senhor do Bonfim em 1919, durante candidatura à Presidência da República. Na ocasião da visita, o político teceu elogios à cidade, conforme registrou Adolfo Silva no livro Bonfim, terra do bom começo. “É um espetáculo este, cuja magnificência os meus olhos não se saciam de ver, e o meu coração não cansará de guardar. Na contemplação dele se nos mostra que a cidade de Bonfim, hoje, se excede a si mesmo.”, teria dito.



Tendo se destacado como jurista, político, diplomata e escritor, Rui Barbosa foi coautor da constituição da Primeira República e criador da Academia Brasileira de Letras. Em 2013, o jornal A Tarde o elegeu como "O Maior Baiano de Todos os Tempos", entre 122 personalidades concorrentes.



Serviço

O quê: Poesia no Beco

Quando: 5 de dezembro, sexta-feira, de 16h às 00h

Onde: Shopping Calçadão / Beco do Bazar

Quanto: gratuito



Contatos:

Edvan Cajuhy (presidente da ACLASB) – (74) 9104-6407

Benedito Oliveira (vice-presidente da ACLASB) – (74) 9199-9235



http://4.bp.blogspot.com/-0gMJZThMRyE/UdP6il8sqWI/AAAAAAAADsw/D3RVNhMCSfw/s691/BARRA2.gif

Nenhum comentário: