Senhor do Bonfim complea 133 anos no dia de hoje.

O município de Senhor do Bonfim teve origem no povoamento da região por portugueses, com elementos escravos e indígenas, ao seguirem a rota das bandeiras que se dirigiam às margens do Rio São Francisco, ou às minas de ouro de Jacobina, que atraíam inúmeros aventureiros.

A área onde está localizada a cidade de Senhor do Bonfim, ainda no século XVII, abrigava apenas rancharia de tropeiros. Esse primitivo núcleo demográfico situava-se à margem de uma lagoa, recentemente drenada e coberta aos fundos da atual praça Juracy Magalhães, na confluência com as ruas José Jorge, Visconde do Rio Branco e Irecê.

A povoação mais próxima, naquela época, era o Arraial de Missão do Sahy, em cujas proximidades se localizava o aldeamento dos índios pataxós, primitivos habitantes da região. Aquele Arraial era dirigido pelos religiosos franciscanos que ali, em 1697, erigiram conventos e igrejas, sobre a invocação de Nossa Senhora das Neves.

Em torno da primitiva rancharia foram contruídas novas habitações à margem da "Estrada das Boiadas", atualmente Estrada Real Bonfim - Juazeiro, desenvolvendo-se uma povoação que em 1750, recebeu oficialmente o nome de Arraial do Senhor do Bonfim da Tapera.

Pela Lei provincial nº 2.499, de 28 de maio 1885, a Vila Nova da Rainha foi elevada à categoria de cidade, com o topônimo de Bonfim que, também, designava o município até 1944. Instalado este em 7 de janeiro de 1887, pelo juiz de direito interino Dr. Aurélio Pires de Carvalho e Albuquerque, ficou constituído de dois distritos: Bonfim e Jaguarari.

De acordo com a Lei nº 628, de 30 de dezembro 1953, o Município de Senhor do Bonfim passou a ser contituído de cinco distritos: Senhor do Bonfim ( sede), Carrapichel, Andorinha, Igara e Tijuaçu.

Mas passado aquele momento histórico, em que Bonfim mergulhava em um mar turvo de que emergira galhardamente, cônscio do seu dever civíco, destemida reação se fez sentir e o nome de cidade de Senhor do Bonfim ou simplesmente Bonfim, como carinhosamente a identifica o povo, voltou aos corações bonfinenses vitorioso. Assim, em 28 de maio de 1885 foi elevado de Vila Nova da Rainha para cidade do Senhor do Bonfim.

A ferrovia exerceu influência fundamental na estruturação e no desenvolvimento de Senhor do Bonfim, em especial no que concerne ao aumento da dinâmica comercial, em função da maior agilidade no transporte de mercadorias e do acesso facilitado de viajantes.

A cidade de Senhor do Bonfim sedia uma diocese, criada pelo papa Pio XI, em 06 de abril 1933. O bispado de Senhor do Bonfim abrange uma grande área do Norte baiano, aqui instalado desde 19 de dezembro de 1935, na presença de Dom Augusto Álvaro, o Cardeal da Silva.

Senhor do Bonfim é a terra do primeiro governador constitucional da Bahia, Dr. José Gonçalves, como também a primeira localidade na Bahia onde foi hasteada a bandeira nacional no pós-república. Esta bandeira é a que representa nosso país na atualidade. Sempre esteve, o povo bonfinense, participando dos movimentos políticos desde o império até a era republicana, fazendo valer sua presença nos movimentos populares, que foram ajudando a formar o pensamento nacional.

Comente a postagem

أحدث أقدم