Bonfim: Tijuaçu comemora dia da Consciência Negra com diversas atividades, programação continua até o dia 29



Foi com muita festa, emoção e união que a comunidade quilombola de Tijuaçu, comemorou o dia Nacional da Consciência Negra, realizado anualmente dia 20 de novembro.

A celebração realizada pela prefeitura de Senhor Bonfim, por meio da Secretaria de Educação (SEMED) em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a comunidade quilombola de Tijuaçu , promoveu uma vasta programação cultural alusiva a data.

O roteiro  iniciou com uma alvorada festiva e se estendeu durante toda manhã, tarde e noite.  Quem passou pela Praça do Comércio pode conferir diversas atividades em celebração ao Dia da Consciência Negra.

Apresentações de capoeira, Hip Hop, percussão afro, recital de poemas quilombolas, oficinas ,minicursos, entre outras atividades, marcaram o evento. A programação de terça-feira (20) se encerrou com uma roda de conversa falando de religiões de matriz africana.


“A programação foi elaborada para que as pessoas possam refletir e discutir a questão da Igualdade Racial. Esse é um dos temas que deve estar presente no dia a dia escolar, no currículo e nas vivências de nossos estudantes. A comunidade de Tijuaçu está de parabéns! ”, enfatiza a secretária de Educação, Cristiane Maia.

Um dos momentos marcantes foi a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, TCC –pela professora Eliete Fagundes de Jesus Rodrigues. Em suas memórias autobiográficas, a ex-empregada doméstica narrou as dificuldades enfrentadas, luta e superação ao longo de sua vida.

“Não é fácil para quem é pobre e preto. A minha história é importante para que as pessoas possam refletir que nem tudo é fácil, mas pode acontecer. Para isso você precisa querer", frisou a professora quilombola, Eliete Fagundes.

A inauguração do calçamento no logradouro denominado oficiosamente por Rua do Seu Mudinho, nas margens da Rodovia Lomanto Júnior, fez parte das festividades. A obra do programa Bonfim em Desenvolvimento foi construída com recursos próprios do município.

O evento contou com a presença do prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, do vice-prefeito, José Antônio, secretários de governo, dos vereadores Carlos de Tijuaçu, Rê do Sindicato, Elizeu dos Temperos e Hermógenes Almeida, lideranças comunitárias e o público em geral.

A programação dedicada ao Dia da Consciência Negra continua até o final de novembro. No dia 23, vai acontecer o Projeto Escola Verde, o evento é direcionado especificamente para professores, diretores e coordenadores escolares. Nos dias 28 e 29 está programado uma Roda  de Conversa com diversos convidados. Ainda no dia 29, vai acontecer os Jogos Internos da Escola de 1º Grau de Tijuaçu - com o tema Africanize.

Dia da Consciência Negra.

O Dia da Consciência Negra existe desde 2003. A data foi instituída em homenagem ao dia da morte do líder quilombola Zumbir dos Palmares, em 1695. O quilombola representa a luta contra a escravidão no período colonial. A data é dedicada à reflexão e valorização da cultura e história do negro na sociedade brasileira.

ASCOM - Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Comente a postagem

Postagem Anterior Próxima Postagem