Postagens Recentes

Barragem de Ponto Novo atinge 100% de sua capacidade e transborda.


Desde quarta-feira, 15 de abril, após as chuvas dos últimos dias na região barragem de Ponto Novo atingiu o seu volume máximo e transbordou pela 1ª em 2020, trazendo alegria, é uma maior oferta de abastecimento de água para consumo humano e manutenção das atividades do Projeto de Irrigação, o reservatório havia transbordado pela última vez em junho de 2019.

Inaugurada em 1999, a barragem de Ponto Novo tinha como principal função oferecer suporte hídrico ao projeto de irrigação e ao abastecimento humano aos municípios de Ponto Novo e Filadélfia.

Com o passar dos anos, Queimadas, Santa Luz, Senhor do Bonfim, Itiúba, Caldeirão Grande, Andorinha, Jaguarari e parte de Caém passaram a utilizar a água para abastecimento. Em 2019 o Governo do Estado instalou os fusegates, um dispositivo instalado no vertedouro da barragem que elevou em 1,20 metros, aumentando a capacidade de reserva de água em cerca de 24%, possibilitando segurança hídrica, representando um acréscimo de 9,34 milhões de metros cúbicos de água.Fonte:Web Interativa

Nenhum comentário