Após correção feita pela Sesab, número de casos positivos de Covid-19 cai para 56 em Senhor do Bonfim

A Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim (Semus) divulgou por volta das 23h desta terça-feira (09), Boletim Epidemiológico com os dados oficiais do novo coronavírus no município.

O atraso na divulgação do boletim ocorreu por conta de uma solicitação da Semus junto à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para conferência dos números divulgados pelo órgão estadual no sábado, dia 06, uma vez que foi constatada uma divergência nos dados. Após correção feita pela secretaria estadual, o número de casos positivos de Covid-19 em Bonfim caiu para 56.

De acordo com Nota Pública (veja abaixo) divulgada pela Prefeitura, também na noite desta terça-feira, 04 casos foram retirados das estatísticas do município, por se tratar de pessoas que nasceram em Senhor do Bonfim, mas moram em outras cidades e, segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), “os infectados em outras localidades devem ser inseridos no contexto do local da infecção para analise real da progressão do vírus e ações de combate mais eficazes”, diz a nota.

O novo Boletim Epidemiológico mostra que nas últimas 24h mais 08 casos suspeitos de Covid-19 foram notificados para investigação pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen). Sendo assim, 14 casos aguardam resultados no Lacen, considerando os 04 que foram retirados das estatísticas do município.

Nas últimas horas, apenas um teste rápido foi realizado, sendo descartado. Mais 02 pessoas saíram do monitoramento, reduzindo para 73 os pacientes com sintomas gripais ou assintomáticos com vínculo epidemiológico que estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde e permanecem em isolamento domiciliar.

Mais uma pessoa foi curada nas últimas horas. No boletim de ontem eram 33, agora são 34 pacientes recuperados do coronavírus no município.


Confira a Nota Pública da Prefeitura de Senhor do Bonfim:

“O Prefeito de Senhor do Bonfim foi desrespeitado e ofendido levianamente no último dia 06 de junho de 2020, através de uma matéria publicada em um blog da cidade, acusando o gestor de não ser transparente sobre os dados da COVID-19 no município. Usou-se no título que os números do coronavírus estariam sendo omitidos devido a diferença dos números apresentados na estatística local e do Boletim da Secretaria de Saúde da Bahia – sem levar em consideração a possibilidade de erro do Boletim do Governo – o que acabou sendo comprovado.

A demonstração inequívoca do trabalho da Secretaria de Saúde de Senhor do Bonfim, e a confiança do Prefeito Carlos Brasileiro na sua equipe de governo, em especial aos membros que fazem parte do comitê gestor de combate ao coronavírus, motivou a busca por informações ao Governo da Bahia sobre a divergência dos dados informados da SESAB com os números apresentados no boletim epidemiológico diário do município. Constatou-se que o equívoco foi da SESAB. A inserção dos casos positivos de pessoas naturais de Senhor do Bonfim, mas residentes em outros municípios, exigiu uma reavaliação e uma devida correção.

Sendo assim, os infectados em outras localidades devem ser inseridos no contexto do local da infecção para analise real da progressão do vírus e ações de combate mais eficazes. Com isso, o Boletim de hoje, 09 de junho de 2020, regressa aos números atualizados e restabelece a verdade e descortina aqueles que tentaram politizar um trabalho dedicado a salvar vidas dos Bonfinenses. Vamos combater dois vírus danosos: O coronavírus e a Fake News politiqueira”.

Comente a postagem

Postagem Anterior Próxima Postagem