Filadélfia: Eleições 2020, um raio x Possíveis candidatos à prefeitura de Filadélfia




Faltando pouco mais de quatro meses para as eleições municipais de 2020, as conversas nos bastidores políticos de Filadélfia vêm ficando cada vez mais acaloradas. Circula nos bastidores que Filadélfia poderá ter quatro (4) candidatos a prefeitos em 2020, vamos lá:

Naturalmente teremos a candidatura da situação, liderada pelo prefeito Louro Maia do DEM, que até o momento não tem se manifestado publicamente sobre a possibilidade de concorrer ou não a reeleição. No mesmo grupo, também tem o atual vice-prefeito Epaminondas Mota, também filiado ao DEM, que atuou como secretário de saúde na atual gestão e desincompatibilizou-se do cargo em abril visando à disputa ao cargo de executivo e busca o apoio do prefeito Louro Maia, caso o mesmo não concorra à reeleição. Nesta conjuntura, ainda ventila o nome de Odejonnes Barbosa como possibilidade de formar a chapa majoritária, este último filiado filiação ao PSC, que no último pleito eleitoral teve como candidato a prefeito o ex-vereador Teval.


No tradicional grupo de oposição, as coisas parecem estar definidas em relação à formação da chapa majoritária, parece ter o consenso na composição feita com João Luiz Maia do PSD como pré-candidato e prefeito e Barbosa Junior, filiado ao PT, compondo como vice.  Ambos já exerceram o carago de prefeito em Filadélfia. João Luiz foi eleito preito em 2004, mas teve o mandato interrompido judicialmente através de um pedido judicial formulado por Barbosa Santos. Mas, retornou a prefeitura em 2008, apoiado pelo grupo, hoje, liderado por Louro Maia. Por sua vez, Barbosa Junior foi prefeito no pedido de 2013 a 2016.

Ainda nos bastidores políticos, circula a formação de mais duas chapas, uma formada pela junção do PCdoB apresentando Dr. Joede como pré-candidato e Claudio Caminhoneiro filiado ao PSOL como vice. Dr. Joede já concorreu ao cargo de prefeito em 2008 pelo PT, no entanto, na ocasião não obteve sucesso. Por outro lado, Claudio Caminhoneiro disputou uma vaga na câmara federal em 2018, mas também não consegui a vaga.

Nesta conjuntura política, na última semana surgiu mais um nome como pré-candidato a prefeito, fechando assim a expectativa da quarta chapa majoritária, o serralheiro e presbítero da igreja assembleia de Deus, Izac Mota, filiado ao PSB, partido liderado pelo Ex-vereador Sival Moreira divulgou publicamente a sua pré-candidatura, que conta com o apoio do ex-prefeito de Antônio Gonçalves, Dito Amorim.  Até então, a expectativa era que o PSB caminhasse junto com o PCdoB e PSOL liderados por Dr. Joede e Cláudio Caminhoneiro.

Por Valmir Dantas

Comente a postagem

Postagem Anterior Próxima Postagem