Secretaria de Agricultura implantará o Sistema de Inspeção Municipal em Filadélfia.



O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marlos Maia reuniu-se nesta terça-feira, 04 de agosto, com equipe do Consórcio Piemonte Norte do Itapicuru para tratar da implantação do Sistema de Inspeção Municipal - SIM Territorial, no município de Filadélfia.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) regulamenta e promove a saúde pública e a segurança alimentar, inclui o abate de animais e seus produtos; o pescado e seus derivados; o leite e seus derivados; ovos e seus derivados; mel e cera de abelhas e seus derivados, hortifruti, dentre outros de origem da Agricultura Familiar.

Para o secretário de Agricultura, iniciativas como essas influenciam positivamente na empregabilidade, na capacitação de profissionais, no desenvolvimento econômico. “A implantação e execução do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, PROMOVE a segurança alimentar e nutricional dos consumidores, incentiva a formalização dos estabelecimentos agroindustriais, oportuniza a geração de renda dos produtores e, por consequência, aumenta o desenvolvimento local”, frisa Marlos.

O SIM Territorial beneficiará os agricultores familiares de Filadélfia e dos demais municípios que fazem parte do Piemonte Norte (Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Jaguarari, Ponto Novo, Caldeirão Grande, Pindobaçu, Andorinha e Antônio Gonçalves).

Ainda de acordo com Marlos, “os municípios produzem, porém não têm certificação ou inspeção e isso atrapalha a questão da comercialização, pois há uma lei federal que exige que as escolas públicas comprem o mínimo de 30% da merenda escolar diretamente de agricultores familiares e isso às vezes não acontece, porque essa mesma lei diz que os produtos devem ter o selo. Com a implantação do SIM, os agricultores familiares poderão vender de 30% até 100% para as prefeituras, hospitais, quarteis e instituições públicas que mantem despesas com alimentação”, explica ele.

Este projeto é realizado através do Consórcio Piemonte Norte do Itapicuru que oficializa a atuação em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Governo do Estado da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola — FIDA.
_____
SEMAGRI
Prefeitura de Filadélfia
GOVERNO DA RECONSTRUÇÃO

Comente a postagem

Postagem Anterior Próxima Postagem