Hoje tem Live com o tema: Suicídio entre crianças e adolescentes

Observar sinais de sofrimento e buscar ajuda especializada pode evitar um desfecho trágico pra os jovens, população mais afetada pelo suicídio

A população jovem, entre 15 e 29 anos, é a faixa etária mais atingida pelo suicídio, e o alerta a pais e responsáveis é necessário para que possam detectar sinais precoces de que o adolescente está em sofrimento e fazer a abordagem correta pra oferecer ajuda. Como forma de disseminar estas informações, a Holiste Psiquiatria promove hoje uma live com o tema “Comportamento suicida infantojuvenil”, com o psiquiatra Victor Pablo da Silveira. O evento online faz parte da programação do Setembro Amarelo da clínica.

A infância e adolescência são fases da vida marcadas por transformações físicas e de comportamento, que podem causar inseguranças e medos, além de um desconforto associado à busca de aceitação e de inclusão social, especialmente entre os adolescentes. As mudanças e incertezas podem impactar a saúde mental dos jovens, assim como o desejo de aceitação pode levar a influências de grupos e “desafios” associados à automutilação e até mesmo suicídio.

Alguns dos sinais que podem indicar sofrimento são mudanças no comportamento padrão do jovem, isolamento, agressividade, alterações alimentares e do sono. Em muitos casos, é preciso buscar ajuda especializada, como enfatiza o psiquiatra da Holiste Victor Pablo da Silveira.

“Se a família e outras pessoas próximas identificam corretamente sinais de sofrimento, buscando ajuda especializada, as chances de evitar que o jovem cometa o ato são muito altas. Nos últimos anos, a campanha do Setembro Amarelo vem ganhando visibilidade e força no Brasil. O conhecimento da natureza do suicídio é relevante por ser uma das principais causas de morte e lesões físicas entre jovens. A campanha de prevenção, em diversos países, ajudou pessoas com pensamentos suicidas a serem acolhidas com maior facilidade e teve impacto na redução das mortes juvenis”, pontua o médico.

A live ocorre hoje, às 19h30, e pode ser acompanhada pelo Instagram da Holiste (@holistepsiquiatria).

Serviço:

O que: Live Comportamento suicida infanto juvenil, com o psiquiatra Victor Pablo da Silveira

Quando: Hoje, 23 de setembro, às 19h30

Como acessar: pelo Instagram @holistepsiquiatria

Comente a postagem

Postagem Anterior Próxima Postagem