Secretaria de Saúde de Filadélfia está tomando medidas para identificar virose que preocupa população.



Mudanças climáticas favorecem casos de virose, entre os sintomas estão dores de cabeça, febre, vômito e diarreia.


Moradores do município de Filadélfia estão preocupados com o aparecimento de vários casos em que paciente procuram o hospital São Sebastião com os mesmos problemas, que lembra virose, cujos sintomas são vômito, diarreia e febre que aparecem tanto em adultos como em crianças 


Uma senhora informou a nossa reportagem que sua filha acordou ruim com vômito, diarreia, dor de cabeça e febre. Ao procurar o hospital foi informada que muitas pessoas já procuraram a unidade hospitalar com os mesmos sintomas e que o quadro de pacientes atendidos na unidade, tem aumentado nas últimas semanas.


Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Município que informou, que medidas já estão sendo tomadas para tentar descobrir a origem da doença. A primeira suspeita foi da água, amostras foram coletadas pela Vigilância Sanitária do município e enviadas para o Lacem em Senhor do Bonfim, que analisou as amostras e não detectou anormalidade. Uma nova coleta foi enviada para o Lacem em Salvador e a vigilância sanitária está aguardando os resultados.


O Coordenador da Vigilância Sanitária Dhonatam Maia, em conversa com a nossa reportagem, disse que está investigando o surto da virose que ocorre também em outras cidades da região.


"Já coletamos diversos materiais para fazer análises em laboratórios, fizemos testes na água porém não foi detectado anomalia, outras coletas foram feitas para estudar se são sintomas do Corona Vírus porém deram negativas. O que podemos perceber que se trata de um surto virótico na região". Disse o Coordenador Dhonatam.   


A mudança do clima mais úmido e quente do verão para um clima mais seco favorece a proliferação não só de vírus, como também facilita a proliferação de bactérias que geralmente são armazenadas em alimentos que, se mal acondicionados, favorece a infecção.


A orientação médica e sempre procurar atendimento em uma unidade de saúde quando sentir algo diferente no corpo e nunca fazer a automedicação em casa. O uso indiscriminado e indevido de medicamentos pode mascarar sinais e sintomas de algumas doenças e pode ainda piorar o quadro da pessoa.


A orientação para não pegar virose é manter as mãos sempre bem lavadas e também ter muito cuidado quanto a higiene dos alimentos.


Filadélfia em Notícias.

Comente a postagem

أحدث أقدم