Prefeitura inicia campanha de vacinação anti-rábica na sede e zona rural do município




A Secretaria Municipal de Saúde de Filadélfia realiza entre os dias 23/08 ao dia 30/10, a Campanha de Vacinação Anti-rábica na sede e zona rural do município. A campanha tem o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo à doença em humanos.


De acordo com o Secretario de Saúde a meta é imunizar a maioria dos animais em todo município. Os trabalhos serão divididos na Zona Rural, de 8h às 17h, todos os dias úteis, para assegurar que os animais vacinados permaneçam protegidos por mais um ano. 


Para a vacinação, os proprietários devem levar os cães com coleira e guia, e os gatos em caixas de transporte apropriadas. Animais com temperamento agressivo precisam estar com focinheira.


No dia 23 e 24 de agosto acontecerá o “Dia D Contra a Raiva”, no qual estará vacinando na Praça Luiz Eduardo Magalhães o principal ponto de vacinação. 


Promova a saúde do seu animal de estimação e não esquecer da carteira de vacinação, que é muito importante para manter a vacinação em dia, uma vez que essa doença é letal para o homem. É recomendável também que apenas pessoas adultas levam os animais para receber a vacina”, reforçou O secretário Odjonnes Barbosa.


Ponto que atenderá no “Dia D Contra a Raiva”



Praça Luiz Eduardo Magalhães

No Palco Principal


O coordenador da Vigilância Sanitária, Dr Jonathan Maia Costa, ressaltou que a transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido do animal infectado, principalmente, pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosa. 


“As recomendações indicam que ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e procurar com urgência o posto de saúde mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras”, explicou o coordenador.


Acompanhe a programação da Vacinação:











Comente a postagem

أحدث أقدم