Assistência Social de Filadélfia realiza ação Marias e Margaridas no Riacho das Pedrinhas.



A Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última terça-feira, 31 de agosto, a Ação Marias e Margaridas no povoado de Riacho das Pedrinhas, com o objetivo de promover o acesso à informação sobre direitos e redes de apoio existentes, buscando favorecer o empoderamento a partir da apresentação de perspectivas que possibilitem o início do fim de ciclos de violências contra a mulher.


No evento foi articulada a rede de sororidade entre a instituição governamental, instituições não governamentais, profissionais voluntários e à comunidade que foi informada sobre a legislação, órgãos de proteção e políticas públicas que atuam na prevenção e combate as violências, houve ainda acolhida com café da manhã e música, palestra com informações, legislação saberes, vivencias e acesso as redes de apoio, sorteio de brindes e divisão de grupos, salas ambientes e tutoriais de estética para o autocuidado, além de planejamento familiar itinerante.


“Promovemos esses encontros comunitários de mulheres dos Povoados de Aguadas, Aroeira e Riacho das Pedrinhas articulados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com a parceria de outros órgãos, profissionais e empreendedores voluntários, agradeço muito a todos que participaram dessas ações tão importante, que possibilitaram acesso à informação e elevaram a autoestima de muitas mulheres filadelfenses”, frisou a secretária, Jucielle Alcântara.


Inspirações para Ação e título da ação

MARIA DA PENHA MAIA FERNANDES, farmacêutica brasileira, lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Seu agressor tentou mata-la por duas vezes deixando-a paraplégica. Maria da Penha tem três filhos e hoje é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres. A autora do Livro Sobrevivi... posso contar (1994). Em sua homenagem, em 2006 foi sancionada a Lei que recebeu seu nome, em reconhecimento à sua coragem e luta contra violação dos direitos humanos das mulheres.

MARGARIDA MARIA ALVES, assassinada a mando de latifundiários, uma líder sindical, símbolo da luta das trabalhadoras do campo por direitos, inspirando até a atualidade a Marcha das Margaridas que acontece anualmente, nos dia 13 e 14 de agosto em Brasília, pela igualdade de direitos para as mulheres do campo.

MULHERES DO MUNDO E DE FILADÉLFIA-BA que enfrentam dores através do apoio mútuo e reinvenção.

Colaboradores Autores da Ação

Equipe de articuladores e orientadores sociais do SCFV/CRAS;

Atenção Básica (prevenção de DSTs, métodos contraceptivos, exames);

Cras / Paif Itinerante;

Procuradoria Municipal;

ASCOM PMF;

Estética Vanessa Mota;

Selma Cabeleleira;

Mayara Manicure e Estética, entre outros.



______

SEMAS

PREFEITURA DE FILADÉLFIA

Comente a postagem

Postagem Anterior Próxima Postagem