Infestações de pulgas e carrapatos aumentam no verão. Saiba como proteger seu cão



 Temperaturas altas e umidade representam a combinação perfeita para a reprodução de parasitas. E isso incomoda muito os pets. O verão exige que os tutores fiquem ainda mais atentos à proliferação de pulgas e carrapatos”, orienta a médica veterinária Yolanda Antunes, gerente nacional pet da Syntec do Brasil.

Segundo a pesquisa Radar Pet 2021, da Comac, entre as enfermidades mais comuns em cães estão as chamadas doenças do carrapato, que correspondem a 27% dos atendimentos em clínicas veterinárias. “Apesar de ser um tema recorrente, é sempre importante alertar os tutores para sintomas, prevenção e tratamento. Os parasitas causam grande incômodo aos cães e gatos, podendo desencadear doenças graves que podem levar os pets a óbito”.


Como se alimentam de sangue, as pulgas e os carrapatos picam os hospedeiros, causando coceira e, em alguns casos, reação alérgica. “Além disso, as pulgas podem transmitir diversas outras doenças e ajudar no ciclo de parasitas internos, como o Dipilidium Canise, que causa a dipilidiose, doença parasitária localizada no intestino dos cães. Já os carrapatos podem transmitir problemas do sangue, como a babesiose e a erliquiose, que, caso não sejam diagnosticadas com rapidez, podem levar o pet a óbito”, explica a veterinária.


A melhor maneira de proteção dos pets contra infestação de pulgas e carrapatos é evitar que os parasitas se instalem. Para isso, a prevenção deve ser feita em todo o ambiente de convivência dos pets e não apenas nos animais. “Manter a higiene em dia é extremamente importante para evitar o contágio com pulgas e carrapatos, mas é preciso mais do que isso. É essencial cuidar do local, mantendo-o limpo! Isso inclui a casinha, a caminha, as roupinhas. Tudo o que o pet tem acesso deve estar sempre higienizado e protegido para diminuir a chance de serem infectados”.


Para a prevenção direta nos pets, shampoos terapêuticos e pipetas com produtos específicos são os mais indicados. A Syntec do Brasil oferece aos tutores TECSPOT®, pipeta à base de Fipronil, com amplo espectro de ação. Fipronil é um dos princípios ativos mais seguros e eficazes para prevenção, tratamento e controle de pulgas e carrapatos. Ele é amplamente utilizado e reconhecido pela classe veterinária”, explica a área técnica da Syntec.


TECSPOT® pode ser utilizado em filhotes e adultos a partir de 8 semanas de idade, o produto auxilia na prevenção e controle de doenças infectocontagiosas, prevenindo, controlando e tratando ectoparasitoses em cães e gatos de todas as raças e portes. Além disso, atua de forma completa nos pets e ambientes, prevenindo o risco de reinfestação”, finaliza Yolanda.


Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira, com foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Para mais informações acesse: www.syntec.com.br

Comente a postagem

أحدث أقدم