Filadélfia sai mais uma vez na frente e realiza, pela primeira vez na região em hospital público, cirurgias oftalmológicas de estrabismo e pterígios.

 

A Prefeitura de Filadélfia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira dia 10 de junho, no Hospital São Sebastião, 12 cirurgias oftalmológicas de alta e média complexidade com recursos próprios do município. Foram feitas 12 cirurgias, entre elas: 10 de pterígios, uma de estrabismo e outra de retirada de corpo estranho.


“Hoje é uma data histórica para a saúde de Filadélfia e para a micro região, pela primeira vez na micro região estamos realizando cirurgias oftalmológicas, foram realizadas 10  cirurgias de pterígios, uma de estrabismo e outra de retirada de corpo estranho e nós, e mais 35 consultas oftalmológicas. Pra nós pra toda nossa equipe da Unidade Hospitalar São Sebastião tá vivendo esse momento, um sonho que se torna realidade e isso só está sendo possível pela determinação do nosso gestor Louro Maia que ama e que cuida de seu povo.”, destacou o Secretário de Saúde Odejonnes Barbosa.


Nossa equipe de reportagem esteve acompanhando os procedimentos cirúrgicos que tiveram em média 30 minutos cada, e foram realizados mediante os trabalhos de Dr Karla Leite oftalmologista. A maioria das pessoas que passaram pelo procedimento cirúrgico são pessoas com baixa visão, e a recuperação irá trazer melhorias significativas.


A Oftalmologista Karla Leite, disse que é um prazer poder estar em Filadélfia e atender as pessoas do município e lembrou que vai estar sempre no município, e parabenizou a gestão do Prefeito louro maia que está sempre procurando ofertar uma saúde de qualidade.


Adedina Maia mãe do garotinho Artur que fez sua cirurgia de estrabismo não conteve sua felicidade falou com a nossa equipe de reportagem e agradeceu ao gestor do município juntamente com o Secretário de Saúde, pela determinação pelo empenho e acima de tudo amor ao próximo e  contou que a cirurgia de Artur foi um sucesso.


O paciente Adilson Alves de Oliveira ressaltou que sua cirurgia foi um sucesso:

 “Graças a Deus a cirurgia ocorreu tudo bem não estou sentindo nada, estou bem e foi uma cirurgia maravilhosa um sucesso, primeiramente quero agradecer a Deus e segundo o nosso prefeito que está trabalhando certo o nosso secretário de Saúde, a Dr Karla e a toda equipe do Hospital São Sebastião, que me atenderam super bem” disse o paciente.


Estrabismo é um distúrbio que afeta o paralelismo entre os dois olhos, que apontam para direções diferentes. Ele pode surgir nos primeiros meses de vida nas crianças maiores e nos adultos por diferentes razões.  Conhecido como vesgo ou zaroio.


Pterígio: É uma formação carnosa que avança sobre a córnea, geralmente do lado nasal. Trata-se de uma resposta do olho a um processo de irritação ocular crônica, em que a exposição à luz solar e ao vento contribui para o agravamento. Além do olho vermelho, o pterígio causa sensação de corpo estranho e ardor ocular. Não causa perda da visão. mas sua presença pode provocar alterações da córnea, com aparecimento de astigmatismos elevados, que muitas vezes não são corrigidos pelos óculos.


MATERIA EM VÍDEO:












Filadélfia em Notícias.

Comente a postagem

Postagem Anterior Próxima Postagem