Nome de ex-prefeito de Filadélfia aparece na lista de relações de denuncias do TCM entregue ao TRE


O nome do ex-prefeito do município de Filadélfia, Barbosa Junior, está incluído na lista de gestores que sofreram punição nos últimos oito anos, e que podem ser eventualmente, enquadrados na Lei da Ficha Limpa.

 

Na lista encaminhada pelo TCM ao TRE foram relacionados os nomes de 1.149 gestores baianos. Entre eles, além do ex-prefeito de Filadélfia, aparece também na lista o nome do ex-prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro.

 

Cabe ressaltar que em 2019 o ex-prefeito Barbosa Junior foi denunciado pelo TCM ao MPF, em razão de irregularidades na aplicação de recursos provenientes de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – Fundef, no exercício de 2016.

 

Segui link da matéria relacionada:

https://www.tcm.ba.gov.br/ex-prefeito-de-filadelfia-e-denunciado-ao-mpf/

 

De acordo com o TCM, o fato de o nome de um gestor constar nas listas apresentadas ao TRE pelos tribunais de contas não significa, porém, que ele seja inelegível para as próximas eleições.


 

A decisão caberá à Justiça Eleitoral. Isto porque, de acordo com a Lei Complementar 64/90, devem ser afastados da disputa eleitoral por oito anos aqueles “que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário”. Deve à Justiça Eleitoral, assim, julgar se as razões que levaram à rejeição das contas se enquadram ou não nos dispositivos da chamada Lei da Ficha Limpa, e se, de fato, são impeditivas para a disputa eleitoral.



Confira a lista no link abaixo: 

file:///C:/Users/Cliente/Pictures/04-denuncias-toc-representacoes-auditorias-08-08-2022.pdf


 

Filadélfia em Notícias.

Comente a postagem

Postagem Anterior Próxima Postagem