Com o objetivo de levar a mensagem sobre a prevenção do câncer de próstata para a população local, Associação Quilombola de Canafistula realizou uma palestra com o vereador Jair Cantor, que falou da importacia do homem cuidar da sua saúde. A ação em alusão o Novembro Azul aconteceu na manhã deste domingo, dia 12 de novembro, na Sede da Associação comandada pela Presidente Cleide.
O Vereador Jair Cantor que também é agente comunitária de saúde, falou sobre a doença e a necessidade do diagnóstico precoce para ter maior chance de cura. Além disso, orientou sobre os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde e a importância de o homem procurar atendimento para o seu bem-estar. “Infelizmente, os homens não têm esse cuidado, até mesmo por conta de tabus de criação familiar, que levam a muitos deles não buscar atendimento de saúde. Então, é necessário abordar o assunto e destacar a importância de ter esse cuidado consigo mesmo e não esperar ficar doente”, afirmou o vereador.
Estiveram presentes, prestigiando o evento, o Vice-prefeito e Secretário de Saúde Odejonnes Barbosa, o Secretário de Finanças Dr André Maia, Secretário de Agricultura Marlos Maia, Vereador Preginho, Vereador Aécio e um bom número de sócios.
Para o advogado, Dr André, esse tipo de ação de conscientização é fundamental, especialmente porque ajuda a propagar as informações. “Como o homem normalmente não se cuida, palestra como esta é muito importante para oferecer a informação para as pessoas, incentivando os homens a se cuidarem”, destacou Dr André.
É importante cuidar da saúde para prevenir a doença, já que o câncer de próstata normalmente não apresenta sintomas e, quando os sinais começam a aparecer, o tumor pode já estar em fase avançada. Segundo o Secretário de Saúde Odejonnes Barbosa, algumas medidas podem proporcionar uma melhor saúde e prevenir o problema.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é a causa de morte de 29,2% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
Filadélfia em Notícias.
Postar um comentário