Vereador Jair Cantor participa de comemoração da Semana da Consciência Negra nos povoados quilombola de Gavião, Alegre e ajacências.


O vereador Jair Cantor participou das comemorações da Semana da Consciência Negra na comunidade Quilombola de Gavião. Além de falar aos presentes sobre a importância de políticas voltadas à raça negra no município, Jair Cantor tocou violão, cantou reis, com a comunidade local, em uma das demonstrações da cultura afrodescendente e também foi orador de uma importantissima palesta, incentivando os homens, na prevenção contra as doenças, em alusão ao novembro azul. 


O Evento aconteceu na Assossiação da localidade de Gavião, que atende as comunidades visinhas de Alegre, Abóbora e adjacências e contou com a participar da CACTUS, na pessoa de Gilmar, do professor Marcelo, narrando a história da concorrência negra, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na pessoa de João Luiz,  e também à presença do pastor Adriano.


Comemorado em 20 de novembro desde o início da década de 1970, justamente por ter sido o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, em 1.695. Símbolo da resistência negra ao regime escravocrata, Zumbi dos Palmares ficou conhecido por sua destreza e astúcia na luta para defender o Quilombo dos Palmares, que abrigava escravos negros fugidos das fazendas. O objetivo do feriado pelo Dia da Consciência Negra é provocar ações que levem a uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a igualdade racial, questões essas que anteriormente eram discutidas na data de aniversário da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, libertando todos os escravos. O Brasil foi um dos últimos países do mundo e o último do ocidente a abolir a escravidão. O assassinato de Zumbi dos Palmares, para o movimento negro e para os historiadores, é muito mais emblemático, ou seja, representa muito mais a luta pela igualdade racial, do que a Lei adotada para abolir a escravidão, quando o regime escravocrata já estava ferido pela sociedade da época. A questão racial precisa ser tratada com bastante seriedade por todos os segmentos sociais, sem esquecer que o respeito é a peça fundamental para evitar conflitos de natureza racista em qualquer ambiente.





Assessoria do Vereador Jair Cantor.

Comente a postagem

Postagem Anterior Próxima Postagem